Por que está tão vantajoso conseguir o financiamento de um imóvel?


Financiar um imóvel nunca foi tão fácil como agora. A taxa de juros mais baixa da história, novas medidas anunciadas pela Caixa em razão da pandemia e a disputa entre os bancos são os principais fatores para criar este cenário.

Entenda melhor os motivos para você aproveitar a oportunidade de financiar um imóvel neste momento.

Financiamento de uum imóvel

Para conquistarem o tão desejado imóvel próprio, muitos brasileiros recorrem ao financiamento. E você sabia que este sonho está se tornando realidade para muita gente mesmo durante a situação do coronavírus?

Números do crescimento

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, só em janeiro de 2020 o financiamento imobiliário cresceu 52,7% em relação a janeiro de 2019. Foram mais de 7 bilhões em concessão de financiamentos para compra e moradia no país, considerando apenas crédito com recursos da poupança.

Se analisarmos o primeiro semestre de 2020 como um todo, o crescimento de um financiamento de um imóvel é de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando o volume liberado para financiamentos com recursos da poupança.
Mas afinal, por que o mercado imobiliário está tão favorável para quem deseja conquistar uma casa ou apartamento próprio? Vamos abordar os principais fatores.

Queda da taxa de juros

É fato: a taxa de juros é a menor da história.
Conhecida como Selic, a taxa básica de juros da economia no Brasil serve como referência para os financiamentos em geral. Por isso, a queda histórica da Selic é diretamente proporcional à queda de juros nos financiamentos imobiliários, tornando mais acessível as compras de imóveis a prazo.

Assim, a oportunidade de comprar o imóvel próprio começa a aparecer para muitas pessoas, movimentando bastante o segmento do mercado.

Especialistas dizem que é um momento extremamente vantajoso para adquirir imóveis tanto com a finalidade de moradia como para investimento.

Novas medidas da Caixa

Recentemente, foram anunciadas novas medidas da Caixa Econômica Federal que facilitam ainda mais o financiamento da casa própria.
Agora, a instituição possibilita também que os custos dos cartórios sejam cobertos pelo financiamento habitacional. Isso inclui o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e também as taxas referentes à escritura e registo do imóvel no cartório de registro civil.

Essas taxas podem atingir valores bem altos e já estavam sendo inclusas em financiamentos realizados por outros bancos, mas como a Caixa é responsável por cerca de 70% de todo o crédito imobiliário do país, agora a medida se popularizou de verdade, reduzindo consideravelmente o valor que o comprador precisa ter em mãos.

Outra medida para os novos financiamentos pela Caixa que derrubou barreiras é a ampliação do prazo de carência para quem for comprar imóvel por estes meses. Uma decisão tomada para aliviar os impactos vindos com o coronavírus e para que as famílias possam organizar melhor suas finanças.

Neste cenário, é simples entender o aumento de financiamentos realizados tanto pelo Minha Casa Minha Vida, pelo SPBE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), entre outros. Os bancos entraram em uma verdadeira disputa pela atenção do potencial comprador, que terá mais opções de financiamento para avaliar e decidir qual o melhor negócio a ser feito.

Entre em contato com um de nossos consultores.