6 motivos para aproveitar a crise para investir em imóveis


Com a chegada da pandemia, muitos sonhos precisaram ser engavetados e muitos planos adiados. Mas será que ainda em meio à crise, investir num imóvel pode ser uma boa escolha? Vamos te mostrar algumas das razões pelas quais mesmo no meio de uma crise investir num imóvel pode ser uma boa alternativa.

O mercado imobiliário precisou se reinventar em 2020. No entanto, as empresas também já mostraram sinais de adaptação ao cenário de distanciamento social com lançamentos virtuais e atendimento remoto. Acompanhe a publicação a seguir para entender porque é possível aproveitar a crise para investir em imóveis.

1 – A segurança é um das razões mais importantes

O setor imobiliário passa por ciclos de oscilação, isso é um fato. Porém, pelo fato de ser um bem fixo, mesmo diante das crises que o país enfrenta quando o valor de mercado tende a cair o valor dos imóveis sempre se recupera.

2 – Retorno maior que a caderneta de poupança

A poupança é o investimento mais comum do Brasil. No entanto, os investidores com mais expertise não o configuram como um investimento atrativo e atualmente não se encontra na lista dos melhores do país.

Em geral, a poupança rendia 0,5% ao mês mais a variação da TR, conhecida por Taxa Referencial resultando numa rentabilidade anual de 6,17%.
No momento em que a taxa básica de juros, a Taxa Selic, é igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Taxa Selic anual mais a TR.
A Taxa Selic é utilizada por todas as instituições financeiras, sendo definida pelo Banco Central (BACEN).

Ou seja, no momento os juros oferecidos pela caderneta de poupança não são vantajosos.
E devido aos baixos rendimentos existe uma tendência de retirada de capital desse investimento em detrimento de opções mais atrativas, como o mercado imobiliário.

3 – Investir em imóveis em tempos de crise é investir para o futuro

Diferente do que muita gente acredita, investir em imóveis em tempos de crise é investir no seu próprio futuro e da sua família. Trata-se de aquisição de ativos e de patrimônio com um bem de valor efetivo, o que não acontece, por exemplo, com carros e móveis.

4 – A demanda por aluguel de imóveis é sempre constante

Ainda que no Brasil existam inúmeros programas de financiamento que facilitam o acesso à casa própria, como o popular Minha Casa Minha Vida, ainda há uma demanda muito elevada por imóveis. Todavia também existe alguma desaceleração em relação a esses programas devido às crises, fato que corrobora para aumentar a procura por imóveis de aluguel.

Algumas pessoas também não querem ficar morando muito tempo em um mesmo lugar, o que as leva a morarem de aluguel, outras pessoas não podem permanecer muito tempo em um só lugar devido a rotatividade geográfica do trabalho, que exige que se desloquem de uma cidade para outra ou mesmo de um estado para outro.

Também existem aqueles que não têm condições de comprar uma casa própria, mesmo com as oportunidades dadas pelos financiamentos. Só resta, então, a alternativa de alugar uma casa ou um apartamento.

5 – A diversificação é uma boa forma de equilibrar as perdas

Segundo especialistas em investimentos, diversificar investimento é importante. Assim, um investidor deve aplicar parte de seu dinheiro em recursos no setor imobiliário, assim como pode investir em títulos públicos, ações, debêntures (títulos de crédito), títulos privados, ouro, câmbio, entre outros.

Apostando valores específicos em investimentos diferentes, ajuda a reduzir os riscos que a pessoa poderia ter se aplicasse seu dinheiro somente em um investimento, ainda mais se esse investimento for de renda variável, como as ações e o câmbio.

6 – Os preços são mais acessíveis na hora de investir

É vantajoso investir em imóveis em tempos de crise porque, na maioria dos casos, o investidor comprará por preços menores. Sabendo negociar, é possível obter descontos muito interessantes e, assim, aumentar seu patrimônio reduzindo custos em períodos normais.

Esse tipo de coisa acontece porque os vendedores estão precisando vender, mas a demanda por compra não está alta ou pode até estar muito baixa. Essa procura reduzida contribui para adquirir imóveis por preços mais baixos que os de mercado. Quanto maior a demanda, menor o preço.

Em suma, investir em imóveis em tempos de crise pode ser muito lucrativo para o comprador. É necessário ter visão e compreender que imóveis sempre tendem à valorização. Aproveitar as oportunidades, mesmo em um cenário econômico ruim, é a qualidade que todo bom investidor deve cultivar para ter sucesso.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para te atualizar sobre o assunto. E se você procura imóveis para investir, fale com um de nossos especialistas.
Entre em contato com nossa equipe.
Vamos te apresentar opções que seguem o conceito em imóvel que você deseja.