Quer conhecer as tendências em projetos sustentáveis de imóveis?


O conceito de sustentabilidade nunca esteve tão presente em projetos de arquitetura e engenharia, tanto em imóveis comerciais como residenciais. Motivos não faltam para aderir, vamos te apresentar alguns deles e também reunir as principais soluções usadas em projetos com essa proposta.

Trazer sustentabilidade para projetos de imóveis é mais que uma tendência. É urgente, é necessário e vantajoso.
Por isso, é tão importante integrar alternativas “verdes” ao mercado imobiliário. Acompanhe a publicação a seguir para conhecer melhor os diferenciais desta proposta de construção e quais as formas mais utilizadas no segmento para colocar o conceito em prática.

Motivos para investir em projetos sustentáveis de imóveis

– Reduzem impactos ambientais
Este argumento por si só já deveria ser suficiente para haver um investimento consistente em projetos menos agressivos ao planeta.

– Geram economia
Sim, os projetos ecoeficientes geralmente ainda são mais caros, mas se pensarmos a longo prazo poupam energia e, consequentemente, reduzem gastos financeiros também.

– Trazem bem-estar
Um dos fundamentos dos projetos sustentáveis é a ampliação das áreas verdes assim como a criação de ambientes mais arejados, que trazem qualidade de vida aos moradores.

– Valorizam os imóveis
A sustentabilidade assume uma importância cada vez maior no mercado imobiliário e, portanto, é um dos fatores que valorizam as construções.

Principais alternativas para criar projetos sustentáveis

Existem diversas formas de incorporar sustentabilidade aos projetos de imóveis, da escolha dos materiais até a forma de descarte. O objetivo geral é reduzir ao máximo os impactos ambientais nas construções.
Vamos conhecer as soluções que são as mais utilizadas atualmente.

– Placas solares
Os sistemas de captação da energia solar estão se tornando cada vez mais acessíveis e representam uma grande tendência no segmento. Ainda mais em um país tropical como o nosso, onde a energia solar é abundante!

– Água de reúso
É possível captar água da chuva com o uso de cisternas e outros mecanismos para poupar o uso de água potável em uma série de atividades que podem muito bem serem realizadas com água de reuso;

– Janelas amplas
A instalação de janelas grandes permite um melhor aproveitamento de luz e ventilação naturais, criando ambientais mais agradáveis e, ao mesmo tempo, reduzindo gastos de energia elétrica.

– Materiais alternativos
Felizmente a lista de materiais mais gentis com o meio ambiente cresce bastante. Alguns destaques são os tijolos ecológicos como o adobe, fabricados a base de terra. Além disso, vem se expandindo o uso do bambu, tintas à base de materiais biodegradáveis, revestimentos feitos com resina, entre diversos outros. Isso sem falar em materiais reciclados ou reutilizados.
As casas em contêineres e que usam peças pré-fabricadas de maneira geral também estão em plena ascensão. Sempre buscando se atentar a utilizar produtos que sigam as normas técnicas de durabilidade e desempenho

– Áreas verdes
Vale tudo para ampliar o verde nos projetos. Do piso ao telhado.
Até mesmo em espaços urbanos restritos há soluções para trazer um pouco de natureza até os moradores, prova disso é o gigantesco aumento do interesse pelos jardins verticais. Até hortas em telhados foram inventadas!

E as soluções não param por aí.
A cada dia, inovações neste sentido aparecem em todo o mundo.
Como vimos, os projetos sustentáveis representam o presente e o futuro do mercado imobiliário.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para te atualizar sobre o assunto. E se você procura imóveis integrados com as principais tendências do segmento, fale com um de nossos especialistas.

Entre em contato com nossa equipe.
Vamos te apresentar opções que seguem o conceito em imóvel que você deseja.